Calendário Restituição IR 2022

Calendário Restituição IR 2022 – Os contribuintes brasileiros fazem todos os anos a declaração do Imposto de Renda e aguardam ansiosamente pela restituição do tributo. Como se sabe, o Governo Federal estipula um prazo para que todos os contribuintes que precisam fazer a declaração cumpram com essa importante tarefa, que nada mais é do que informar a origem dos seus rendimentos.

Aqueles contribuintes que precisam declarar o IR e o deixam de fazer podem ter problemas futuramente com a Receita Federal. E como daqui a pouco é hora de fazer a declaração nada melhor do que já ir se inteirando a respeito do assunto. No artigo de hoje vou compartilhar contigo sobre como funciona Calendário Restituição IR 2022, e se você tiver direito aprenderá o que deve fazer para receber. Continue comigo.

Calendário Restituição IR 2022
Calendário Restituição IR 2022

Restituição Imposto de Renda 2022: O que é?

Esse termo é bastante comentado nos meios de comunicação, mas ainda muitas pessoas não sabem exatamente o seu significado. A Restituição do Imposto de Renda é na verdade a devolução dos valores pagos a mais pelo contribuinte durante todo o ano.

Para ficar um pouco mais claro nada melhor do que um exemplo. Se você já declara o imposto de renda e no preenchimento do mesmo acrescenta muitas deduções – como é o caso das despesas médicas ou mesmo informação de pessoas dependentes – acaba acumulando descontos que se convertem em um saldo a ser recebido.

Restituição Imposto de Renda 2022
Restituição Imposto de Renda 2022

Veja a seguir como funciona o Calendário Restituição IR 2022.


Calendário Restituição IR 2022

O calendário do Imposto de Renda é definido pelo próprio Governo Federal em parceria com o Ministério da Fazenda, que estipula os critérios baseado em estudos e técnicas que levam em consideração o início em que a restituição deverá ser iniciada.

No caso específico deste ano, a Receita Federal já informou que a restituição do imposto de renda será iniciada no dia 16 de junho.

A liberação da restituição é feita em determinados prazos, que são mais conhecidos como “lotes de restituição”. Segundo o Governo serão ao todo sete, sendo que o último será liberado em meados de dezembro.

Lote Data
Remuneração
Selic
Declarações
transmitidas até*
17/06 Não divulgada Prioridades
15/07 Não divulgada
15/08 Não divulgada
16/09 Não divulgada
15/10 Não divulgada
18/11 Não divulgada
16/12 Não divulgada

 

A partir do momento que o contribuinte que tem direito à restituição observa que o valor esperado já está liberado poderá por sua vez, sacar o dinheiro ou transferi-lo para uma conta corrente de acordo com o seu interesse ou necessidade.

Outro detalhe importante a respeito dos lotes de restituição IR 2022 é que os primeiros privilegiam os contribuintes aposentados ou que são portadores de doenças neurológicas.

Além do mais, os valores da restituição passam por uma correção da variação dos juros básicos que giram em torno de 13% ao ano. Confira abaixo o Calendário Restituição IR 2022 atualizado.


Consulta Restituição

Se você deseja saber exatamente qual é o valor que deverá receber pela restituição do Imposto de Renda 2022 é só fazer o seguinte:

  • Acesse o portal da Receita Federal clicando diretamente neste link;
  • Ao ser redirecionado informe os dados pessoais solicitados (Número do CPF e sua data de nascimento);
  • Digite os caracteres do código apresentado;
  • Em seguida, clique no botão “Consulta”.

Pronto agora é só conferir os valores da sua restituição.


Data de Restituição Imposto de Renda

As datas do Calendário Restituição IR 2022 ou também conhecida como o “Cronograma dos lotes restituição IRPF” pode ser facilmente consultada no site da Receita Federal, que já disponibilizou as datas para este ano. E caso deseje poderá consultar a dos anos anteriores.

  • Para verificar todos esses detalhes é só clicar neste link.

Lote de Restituição ir 2022

Para saber em que lote da restituição do IR 2022 você irá receber realize o procedimento de consulta da restituição que compartilhei contigo acima. Caso você não esteja inserido na categoria de prioridades (aposentados e portadores de doenças neurológicas) receberá a sua restituição a partir do segundo lote, que está previsto para depois do dia 17 de julho.

Não perca mais nenhuma novidade e fique por dentro de todas as atualizações a respeito do Imposto de Renda de 2022. É só se cadastrar aqui no blog. Até mais!

Deixar uma resposta