Sicalc: Download Programa, Sicalc Web, Desinstalar

Programa Sicalc – Quem precisa realizar alguma declaração para a Receita Federal pode ter algumas dúvidas ou dificuldades para entregar as declarações de forma correta e dentro do prazo, além do medo de enviar alguma informação incorreta ou incompleta, afinal ninguém quer ter problemas com a Receita Federal, o que pode ocasionar diversos problemas, como a negativação do CPF da pessoa. Para isso, a Receita Federal disponibiliza diversos programas para auxiliar os contribuintes, como é o caso do Programa Sicalc.

Programa Sicalc

O Programa Sicalc foi criado pela Receita Federal, com o objetivo principal de auxiliar os contribuintes a calcular e declarar o DARF. Com esse programa é possível calcular as multas e juros de pagamentos atrasados, emitindo o DARF que está vencido ou dentro do prazo de validade.

Além do programa, a Receita Federal também disponibiliza um protocolo detalhado de uso, onde o contribuinte pode consultar quais as funções do programa e como é possível realizar essas funções. Além disso, nessa página de protocolo é possível consultar como instalar, atualizar e desinstalar o programa, assim como outras informações como os requisitos mínimos do computador para a instalação do programa Sicalc.

✅ Confira também como funciona:

Sicalc Web

O Programa Sicalc, também chamado de Sicalc Web, é responsável pelo cálculo e pela emissão do Darf de forma online, com o acréscimo dos Tributos e contribuições Federais necessárias (exceto as contribuições previdenciárias). Esse programa é instalado através do site do ECAC da Receita Federal, e pode ser instalado por qualquer contribuinte, de forma rápida e prática.

Download Sicalc

O download e a instalação do programa Sicalc são feitas de forma gratuita. Para baixar e instalar o programa Sicalc, é necessário que o contribuinte:

  • Acesse a página do Sicalc no site da Receita Federal (clicando nesse link);
  • Selecione a versão do programa que deseja instalar, para pessoa jurídica ou física;
  • Após realizar o download, siga o passo a passo para realizar a instalação.

Para auxiliar o contribuinte, é possível consultar um passo a passo de como utilizar o programa, que está disponível no site da Receita Federal (Clique aqui para acessar o protocolo de uso).

Atualizar

Para que o aplicativo funcione corretamente, é necessário utilizar a versão mais atualizada da aplicação. Para atualizar o aplicativo, é necessário que o contribuinte:

  • Desinstale o programa Sicalc (conforme será mostrado no próximo tópico);
  • Confirme que o programa foi devidamente desinstalado;
  • Realize a instalação do Sicalc conforme foi mostrado no tópico anterior.

✅ Confira também:

Como desinstalar

Seja para instalar uma versão atualizada do programa ou porque não vai mais utilizar o programa, é possível desinstalar o programa Sicalc. Para realizar a desinstalação do aplicativo em um computador com sistema Windows é necessário que o contribuinte:

  • Abra a opção Windows (geralmente no ícone no canto inferior esquerdo da tela);
  • Pesquise pela opção “Painel de Controle”;
  • Selecione a opção “Adicionar ou Remover Programas”;
  • Selecione o programa “Sicalc”;
  • Selecione o botão “Adicionar ou Remover”;
  • Conclua o processo de desinstalação.

Após a desinstalação é possível instalar o programa novamente quantas vezes o contribuinte quiser.

Deixar uma resposta