Sua declaração está na base de dados da receita federal

Sua declaração está na base de dados da receita federal? O que fazer? Atualmente, a Declaração do Imposto de Renda na Receita Federal é provavelmente o pesadelo de um brasileiro pagador de impostos.

Entretanto, após enviar a sua declaração completa e mesmo assim verificar no sistema a seguinte frase “Sua declaração está na base de dados da Receita Federal”. O que deve ser feito? Você vai ver tudo isso e muito mais agora mesmo.

Sua declaração está na base de dados da receita federal
Sua declaração está na base de dados da receita federal

O que significa?

Felizmente, assim que você verificar a frase acima, não se preocupe, isso é normal e faz parte do procedimento. Atualmente, quando você lê a frase “Sua declaração está na base de dados da Receita Federal” isso significa que o temido leão (governo) está analisando cada detalhe da sua declaração.

Entretanto, não se preocupe, você ainda não caiu na Malha Fina da Receita, porém, está prestes a cair.

O que fazer?

Como foi citado nos tópicos anteriores, a mensagem “Sua declaração está na base de dados da Receita Federal” é a que mais causa dúvidas para os contribuintes.

Até porque, quando falamos em governo e tributação, qualquer coisa pode ser uma enorme dor de cabeça futuramente. Porém, não tem motivo para se preocupar.

Confira mais notícias sobre a Receita Federal:

Quando você envia sua declaração do imposto de renda, você não concluiu sua tarefa como cidadão. Na verdade, enviar a declaração é apenas o primeiro passo. Desse modo, assim que enviar, é de suma importância ficar atento ao status da sua declaração.

Hoje em dia, é através do Portal e-CAC Receita Federal que você tem acesso a tudo sobre a sua declaração. Dessa forma, ao acessar o portal, você consegue verificar o status que a sua declaração está e se existe algum erro ou pendência de dados.

Dessa forma, você consegue enviar os dados que estão faltando ou mesmo solucionar alguns problemas antes mesmo da Receita Federal enviar uma intimação para você e consequentemente você cair na malha fina.

Malha Fina do IR 2022

Embora muitas pessoas fiquem desesperadas, é muito comum cair na malha fina do “Leão”. Entretanto, a própria Receita Federal vem mudando o seu sistema, até porque, muitas vezes não existia motivo para milhares de declarações caírem na malha fina.

Hoje em dia, as regras mudaram um pouco, porém, ainda é fácil se encontrar nessa situação. Nesse momento, o que é possível ser feito?

Ao cair na malha fina, existem duas situações: a primeira é quando a Receita Federal comprova a inconsistência de dados. Neste caso, você terá que pagar uma multa.

Entretanto, se você estiver certo e conseguir comprovar, você sai da malha fina e vai receber a sua restituição nos próximos lotes de forma residual.

Como retificar a Declaração do Imposto de Renda?

Felizmente, nos dias de hoje tudo pode ser feito pela internet, inclusive a retificação da sua declaração do Imposto de Renda. Para isso, siga os 3 passos abaixo:

  • Passo 1: Abra o programa da declaração do IR;
  • Passo 2: No menu “Declaração”, clique em “Retificar”;
  • Passo 3: Por fim, basta clicar na declaração que deve ser corrigida.

Deixar uma resposta