Carnê Leão 2022: Cálculo, Como Preencher

Você conhece o Carnê Leão 2022? Esse sistema, desenvolvido pela Receita Federal, ele serve para declaração de tributos do contribuinte. Você que trabalha sem registro da carteira assinada ou tem ganho de capital a declara,, precisa utilizar o Carnê Leão 2021 para

Todo ano, milhares de brasileiros precisam fazer a declaração do imposto de renda, uma declaração que assusta muita gente que tem medo de “cair na malha fina” e ter problemas com a Receita Federal. Para evitar dores de cabeça e problemas com a declaração do imposto de renda 2022, muitas pessoas procuram por contadores e outros profissionais, além disso, o governo oferece algumas plataformas e sistemas para facilitar nessa declaração. Um desses sistemas é o popular “Carnê Leão”, um sistema relacionado com a declaração do imposto de renda de pessoas físicas.

Carnê Leão 2022
Carnê Leão 2022

O Sistema de Recolhimento Mensal Obrigatório, conhecido como Carnê Leão, é desenvolvido pela Receita Federal 2022 e deve ser usado em casos onde o cidadão recebe rendimentos mensais pagos por pessoas físicas, como no caso de aluguéis recebe de pessoas físicas, sem imposto direto na fonte, deve declarar ao Carnê Leão. ou pensões alimentícias.

De maneira geral, para entender quem deve declarar o Carnê Leão 2022 podemos pensar que toda pessoa que recebe rendimentos de pessoas físicas, sem impostos diretos na fonte, deve declarar. A declaração do Carnê Leão 2022 funciona como uma declaração auxiliar do imposto de renda, e o programa Carnê Leão pode ser baixado anualmente,  onde são realizados os cálculos com base nas alíquotas usadas para o imposto de renda.

Tabela Carnê Leão 2022

Assim como o imposto de renda 2022 possui uma tabela, o Carnê Leão também possui sua tabela. A tabela varia anualmente e pode ser consultada na página da Receita Federal.

De forma geral, quanto maior o valor recebido usado como base para o cálculo, maior a alíquota sobre o valor e maior a parcela a deduzir do imposto de renda.

Cálculo do Carnê Leão

O próprio programa (disponível no site da Receita Federal: gov.br/receitafederal/), realiza o cálculo do valor que deve ser pago. Assim como a tabela do Carnê Leão, o programa também é atualizado anualmente, e deve ser baixado a cada ano novamente.

✓ Saiba como emitir o extrato IRPF 2022

Como pagar o Carnê Leão

Embora o imposto de renda seja pago anualmente, o pagamento do Carnê Leão deve ser feito mensalmente. Para pagar o Carnê Leão, o contribuinte deve:

  • Realizar o cálculo do Carnê Leão, utilizando o programa;
  • Preencher o carnê com as informações solicitadas;
  • Imprimir o boleto para pagar o Carnê Leão, e realizar o pagamento em uma agência bancária.

✓ Veja o novo calendário Restituição IR 2022

Como preencher o Carnê Leão

Para preencher o carnê adequadamente e poder imprimir e pagar o boleto, é necessário que o contribuinte:

  • Acesse o site da Receita Federal, disponível em: receita.economia.gov.br;
  • Selecione a opção para instalar o programa Carnê Leão;
  • Abra o aplicativo e selecione a opção “Importar dados do Carnê Leão” e selecione a opção “Criar novos demonstrativos”;
  • Preencha os campos solicitados, com os dados pessoais e de rendimentos;
  • Após todo o preenchimento, se estiver correto, o boleto de pagamento do carnê poderá ser impresso.

Carnê Leão – aluguel

Quem declara rendimentos de aluguel com o Carnê Leão pode conseguir descontos no valor do condomínio e do IPTU, assim como os valores gastos com a imobiliária.

DARF – carnê leão

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais – DARF é uma guia de impostos, cujas despesas podem ser dedutíveis no Carnê Leão, ambos relacionados com o imposto de renda.

Deixar uma resposta