Emitir DARF IRPF 2022: Como Imprimir? DARF em Atraso

Como emitir Darf IRPF 2022? O DARF nada mais é que uma guia utilizada para o pagamento de tributos de cunho federal de diversas áreas, incluindo o pagamento do imposto de renda.

Atualmente, todos os tributos destinados ao governo federal são feitos através do DARF. Entretanto, atualmente, emitir Darf IRPF pode ser feito 100% pela internet. Quer aprender como? Nesse breve artigo você vai entender quem deve emitir o DARF, como emitir e até como fazer o pagamento das parcelas em atraso. Vamos lá!

Emissão de DARF Online
Emissão de DARF Online

Quem deve emitir DARF?

Em suma, DARF é a sigla para Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Ou seja, todas as pessoas que possuem tributos para pagar devem emitir o DARF.

Em outras palavras, todas as pessoas que anualmente precisam declarar o imposto de renda, são obrigadas a emitir o DARF para efetuar o pagamento de todos os tributos em haver.

Além disso, é importante ficar atento, pois, esta guia é destinada para Pessoas Físicas e pessoas jurídicas.

Como emitir DARF Pessoa Física?

Atualmente, para emitir o Darf tanto sendo pessoa é muito simples, a Receita Federal disponibiliza uma página em seu portal especificamente feita para isso.

A fim de acessar, basta entrar no site da Receita Federal na página “Emissão de Darf” clicando aqui. Posteriormente, clique  desça  a página e clique em “Cálculo e Impressão do DARF”.

Nesse momento, clique em “Sicalcweb – programa de cálculo e impressão de Darf online“. Para finalizar, selecione a opção referente à Pessoa Física. Por fim, basta selecionar uma das opções mostradas na página, preencher os dados solicitados e emitir Darf IRPF.

Como fazer Emissão da DARF?

Embora o método acima possa ser feito 100% pela internet, você também pode efetuar a emissão através do programa oferecido pela Receita Federal. Entretanto, para isso ser feito, primeiro é preciso fazer o download e a instalação do programa.

Felizmente, o programa para efetuar a emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) pode ser feito tanto em seu computador, como no smartphone.

Leia mais sobre a Receita Federal:

Para isso, acesse o site da Receita Federal, novamente na página “Emissão de Darf”. Em seguida, verifique todas as formas de emitir o Darf, a que mais se enquadra no que você precisa deve ser selecionada.

Nesse momento, baixe o Programa Gerador da Declaração do IRPF, clicando aqui. Ao acessar, será possível notar as diversas opções para efetuar o download do programa. Verifique a que se enquadra no seu aparelho eletrônico e faça o download.

Parcelada Darf em Atraso

O único problema que você pode ter ao atrasar o pagamento do DARF é multa e juros pelo atraso. Hoje em dia, os juros sobre o atraso, é elevado, portanto, deve ser pago o mais rápido possível.

No entanto, se você deixou atrasar o DARF e deseja efetuar o pagamento o mais rápido possível, para fazer o pagamento é muito simples, basta emitir um novo DARF através do Sicalc, programa desenvolvido pela própria Receita Federal para a emissão do DARF.

Confira também:

A fim de fazer esta emissão, você só vai precisar dos seguintes documentos, são eles:

  • Nome e telefone do contribuinte
  • Período de apuração do tributo
  • Número do CPF ou CNPJ;
  • Código de pagamento (tabela pode ser encontrada no site da Receita Federal);
  • Número de referência;
  • Data de vencimento
  • Valor principal a ser pago
  • Multa
  • Juros
  • Valor total

Deixar uma resposta