É de vasta importância ter acesso ao Extrato INSS para Imposto de Renda 2024, para fazer a declaração do Imposto de Renda. Para isso, atualmente a melhor forma é realizando a consulta pela plataforma digital da Receita Federal. No decorrer deste artigo informativo, você acompanhará todas as informações sobre o Extrato INSS para Imposto de Renda 2024, além de como acessar a plataforma da Receita Federal, emitir tal extrato e, tirar dúvidas sobre o pagamento de imposto de renda por parte de idosos aposentados com mais de 65 anos de idade. Continue a leitura e confira!
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Extrato INSS para Imposto de Renda 2024 – O que é e para que serve?
O Extrato da Declaração do Imposto sobre a Renda Pessoa Física é onde estão listadas todas as informações e dados de acordo com as movimentações e status de cada declaração pessoal. Tendo isso em vista, o extrato importante no gerenciamento dos pagamentos de dívidas pessoais com a Receita Federal do Brasil, além de auxiliar o indivíduo à sanar os problemas com a malha fina da declaração.
Deste modo, os dois problemas acima podem ser solucionados com o acesso do Extrato da DIRPF, no portal online da Receita Federal. Aliás, na mesma plataforma virtual os brasileiros podem realizar o pedido da restituição dos pagamentos.
Assim sendo, listamos abaixo, a listagem de todas as informações, comprovantes e documentos necessários para emitir o extrato do INSS, veja:
- Nome completo;
- Número de CPF ou CNPJ;
- Ano que precisa consultar, neste caso 2024;
- Número do Benefício;
- Data de nascimento.
Como Emitir o Extrato INSS para IRPF – Passo a passo:
Para emitir o extrato do INSS é necessário seguir corretamente os 7 passos descritos a seguir, acompanhe:
- Vá até a Central de Atendimento Virtual da Receita Federal, utilizando a plataforma e-CAC: https://cav.receita.fazenda.gov.br/;
- Clique em “Login” e informe seu CPF/CNPJ, código de acesso e senha (em caso de primeiro acesso, será obrigatório realizar um cadastro com seus dados pessoais, documentos e meios de contato);
- Na sequência cadastre uma senha válida, retorne para o login e libere seu acesse ao portal;
- Posteriormente, acesse o portal “Meu Imposto de Renda”;
- Logo em seguida, clique na opção “Declarações e Demonstrativos”;
- Na página subsequente, selecione o item “Meu Imposto de Renda – Extrato da DIRF”;
- Escola o ano da consulta e, por fim, baixe o documento que poderá ser impresso ao final.
Aposentadoria do INSS paga imposto de renda?
Por conseguinte, essa é uma dúvida de muitas pessoas. Assim sendo, pode-se concluir que todos os trabalhadores de origem brasileira, terão isenção da contribuição com o Imposto de Renda (IR), sempre que alcançarem os 65 anos de idade. Entretanto, há uma condição: o aposentado não poderá receber outro benefício do Governo Federal do Brasil, caso contrário o mesmo deverá continuar contribuindo ativamente com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Além disso para os aposentados, com mais de 65 anos, que estiverem no grupo que ainda recebe um benefício de previdência secundário, haverá os descontos do imposto em questão retidos diretamente na fonte, todos os meses.