Malha Fina IR 2022

Malha Fina IR 2022 – Todos os anos uma parcela da sociedade deve declarar o imposto de renda 2022. Isso acontece para todos aqueles que têm um rendimento maior do que o delimitado pela Receita Federal, órgão que faz parte do governo federal. No entanto, muitos declarantes, principalmente os que estão declarando a primeira vez, acabam cometendo erros na declaração e acabam caindo na Malha Fina IR 2022, que é quando a declaração é reprovada pela Receita Federal e o declarante deve fazer uma nova declaração corrigindo esses erros.

Malha Fina IR 2022
Malha Fina IR 2022

Malha Fina IR 2022

O nome malha fina foi criado como uma analogia de quando a Receita Federal faz uma peneira com os declarantes. Devido a inconsistências e erros na declaração, alguns declarantes acabam caindo nessa malha fina. Tendo que refazer a sua declaração com novos esclarecimentos para o órgão.

Isso acontece porque a Receita Federal tem acesso a:

  • Redes bancárias;
  • Investimentos;
  • Patrimônios e;
  • Faz o cruzamento de dados do declarante com as informações que ele tem no mercado em geral.

No momento que a Receita Federal inclui na plataforma do sistema de que o declarante caiu na Malha Fina IR 2022, o contribuinte deve acessar os seus dados e verificar quais as inconsistências encontradas pelo órgão para daí ele fazer a correção necessária.


Como Funciona a Malha Fina IR

A Malha Fina IR 2022 pode acontecer por diversos motivos. Muitas pessoas acabam caindo na malha fina por causa de erros de digitação e falta de atenção no momento de declaração. Saindo então alguns dados errados ou inconsistentes. Outros tentam burlar ou esconder informações da Receita para pagar menos impostos. Mas acabam caindo na malha fina, afinal o órgão faz um pente fino nas informações dos declarantes.

A Receita Federal, encontrando qualquer tipo de inconformidades na declaração dos contribuintes, os coloca na malha fina e avisa no sistema. O contribuinte recebe um prazo para resolver esses erros e inconsistências apresentando então a veracidade dos dados e informações.


Porque caí na Malha Fina IR 2022?

Como dissemos, são diversas as formas que o contribuinte pode cair na malha fina. As principais dela são os erros de digitação, falta de informações concisas, falta de documentos que mostram deduções e dependentes etc.

Porque caí na Malha Fina IR 2022?
Porque caí na Malha Fina IR 2022?

Veja as principais causas aqui:

  • Omissão de dados a Receita;
  • Erros de digitação ou preenchimento incorreto;
  • Falta de comprovantes e documentos;
  • Informações divergentes;
  • Etc.

Como saber se caí na malha fina 2022

Após fazer a declaração do imposto de renda 2022, o cidadão pode acompanhar a sua entrega e saber se a sua declaração foi aprovada ou não. Essa forma de acompanhamento é muito fácil e segura, podendo ser feita diretamente pelo site da Receita Federal.

Muitas pessoas acabam declarando o seu imposto de renda e esquecem de verificar se a declaração realmente foi aceita ou não. Por isso é importante acessar agora mesmo o portal do órgão e verificar se realmente a declaração foi aprovada ou se caiu na malha fina:


O que se deve fazer quando cai na malha fina?

Vai depender dos erros que fizeram sua declaração cair na malha fina. Na maioria dos casos, você só vai precisar entregar uma declaração retificatória, que inclua possíveis emissões de rendimento do contribuinte ou de algum de seus dependentes.

Para saber exatamente qual pendência que fez com que você fosse filtrado pela malha fiscal, você deve acessar o extrato da Declaração. Esse serviço está disponível no portal ECAC da Receita Federal.

Depois de descobrir os erros, basta enviar uma declaração retificatória, corrigindo qualquer pendência.

O que fazer se minha declaração caiu na malha fina mas não possui nenhum erro?

Nesse caso, solicite o Agendamento na Receita Federal para entregar todos os documentos que comprovem que a possível pendência não se trata de um erro ou omissão.

É importante realizar o agendamento para entregar esses documentos ANTES de ser intimado a apresentá-los na Receita Federal. Afinal, se você for intimado e de fato houver alguma pendência, o valor da multa por não entregar o imposto de renda sobe de 20% para 75% do valor devido.


Como Consultar o IRPF?

A consulta da Declaração IRPF pode ser feita de duas formas, uma delas já exemplificada anteriormente, pelo site do e-CAC. Ou ainda, pelo site da Receita Federal, que você irá entender logo abaixo:

  • O processo é muito simples, acesse o site da Receita Federal;
  • Informe o seu CPF, ano da Declaração que deseja consultar, data de nascimento e ainda os caracteres da imagem;

Você será redirecionado a pagina de restituição, a qual informará se você caiu ou não na Malha Fina, caso isso tenha acontecido, a mensagem informada será a seguinte: A restituição não está liberada e foi retida pelo fisco.

Deixar uma resposta