GCAP 2022: Como Declarar, Download, Importar Dados

O termo GCAP 2022 é usado para se referir ao programa ganho de capital, que é um programa voltado para o recolhimento de impostos oriundos da compra ou venda de capitais. Esses ganhos de capital devem ser declarados no imposto de renda, e através da plataforma GCAP 2022 é possível calculá-los de qualquer lugar, sendo necessário apenas fazer o download do programa.

O processo de cálculo do Imposto de Renda 2022 pelo GCAP é simples e prático, e os dados obtidos podem ser exportados para o imposto de renda, facilitando a vida do contribuinte na hora de declarar esses dados.

GCAP 2022
GCAP 2022

Com declarar ganho de Capital

Para poder declarar quais os ganhos de capital do ano base da declaração, é necessário que o indivíduo saiba exatamente o valor que gastou comprando ou que ganhou vendendo esse capital.

O sistema realiza um cálculo com base nesse valor que foi informado, colocando uma alíquota de 15% sobre o valor total do imóvel declarado. A alíquota do IRPF pode ser maior do que 15%, dependendo do valor do capital obtido, mas não se preocupe, pois ela é calculada pelo próprio programa.

O próprio programa seleciona essa alíquota de acordo com o valor, e o insere em sua fórmula específica de acordo com o total do capital ganho no ano base, sendo que para ganhos de capital superiores a R$30.000.000,00 essa alíquota pode chegar a 22,5%, pois quanto maior o ganho maior a alíquota.

Download GCAP 2022

O processo de download e instalação do GCAP é simples e muito rápido, podendo ser feito em qualquer computador com acesso a internet. Para poder contar com todas as funcionalidades do GCAP, é necessário realizar o download do programa, e para isso é necessário que o usuário:

  • Acesse a página inicial do site de acesso ao GCAP (disponibilizado pelo site da Receita Federal), disponível em: gov.br;
  • Selecione a opção “Programa de Apuração de Ganhos de Capital Moeda Nacional”;
  • Selecione a opção “Programa de Apuração dos Ganhos de Capital – GCAP2022”;
  • Selecione o link correspondente ao seu sistema operacional do computador.

Nessa página de download também é possível consultar um pequeno tutorial sobre a instalação, caso ainda haja dúvidas. Além disso, também é possível baixar o programa IRPF 2o22.

Como preencher CAP 2022

Após a instalação do GCAP, é necessário que o usuário:

  • Preencha o CAP dentro do programa;
  • Após o preenchimento com os dados que são solicitados, o usuário deve lembrar-se de salvar essas informações em uma unidade externa (como um pendrive ou cartão de memória), selecionando a opção “Exportar para” e a opção “IRPF 2022”.

Como importar dados do GCAP para a Declaração do Imposto de Renda

Para incluir os ganhos de capital na declaração do imposto de renda 2022 no ano base é necessário:

  • Preencher o CAP no GCAP e ter feito o processo  para salvar esses dados (como citado no tópico anterior);
  • Selecionar a opção “Ganhos de capital”;
  • Selecionar a opção “Importar GCAP 2022”.

Todos os dados informados e cadastrados serão atualizados e estarão disponíveis na plataforma para a inclusão na declaração do imposto de renda.

Deixar uma resposta