Imposto de Renda MEI 2022

Imposto de renda MEI 2022 – Todos os anos, centenas de pessoas se transformam em microempreendedores individuais (MEI), e muitos deles acabam tendo dúvidas quanto a declaração do imposto de renda do MEI, como fazer e se é preciso fazer. Nos próximos tópicos vamos falar em maiores detalhes como funciona o imposto de renda MEI 2022, se o microempreendedor individual realmente precisa fazer a declaração do imposto de renda, como funciona a declaração e onde fazer, dentre outras dúvidas que surgem dentre os MEI’s para a declaração do imposto de renda 2022.

Imposto de Renda MEI 2022
Imposto de Renda MEI 2022

Imposto de Renda MEI

O Microempreendedor individual é aquela pessoa que normalmente trabalha por conta própria e precisa ter um registro como pessoa jurídica para emitir notas fiscais e regularizar o seu trabalho.

O Imposto de renda MEI precisa ter um ganho máximo anual para a sua empresa, precisando fazer uma declaração todos os anos quanto a isso. É importante que o microempreendedor guarde todas as suas notas fiscais, registros de quanto recebeu e gastou na sua empresa para poder fazer essa declaração.


MEI Precisa Declarar Imposto de Renda

O microempreendedor individual ou MEI precisam declarar somente como pessoa jurídica. Apenas demonstrando os seus ganhos e gastos anuais, notas fiscais etc. No entanto, se o Imposto de renda MEI também ultrapassar o limite máximo de isenção do imposto de renda como pessoa física, ele deve fazer a sua declaração do imposto de renda como pessoa física.

No momento em que o MEI fizer a sua declaração a Receita quanto aos seus rendimentos. É preciso que ele declare três informações importantes:

  • Qual foi o seu rendimento anual do ano anterior;
  • Quanto do seu rendimento foi obtido com revenda, como comércio ou venda;
  • Se possui um empregado ou não.

Depois, com todas essas informações em mãos, o microempreendedor individual deve enviar a sua declaração para a Receita Federal.


Declaração Imposto de renda MEI 2022

A declaração do Imposto de renda MEI 2022 deve ser feita de forma líquida. Ou seja, o microempreendedor individual deve pegar os seus rendimentos brutos e diminuir as despesas gastas com o seu trabalho. Daí sobra os rendimentos líquidos, que devem ser declarados no MEI.

Após o cálculo desses rendimentos e despesas, aparecerão dois valores:

  • A parcela isenta: para casos de rendimentos isentos e não tributáveis da declaração de ajuste anual;
  • A parcela tributável: que, neste caso, deve ser inserida na ficha de rendimento tributável recebido de pessoa jurídica.


Como Declarar Imposto de Renda pelo MEI

Todos os anos, assim como o contribuinte que tem rendimentos maiores que os valores máximo estipulados pela Receita Federal, deve fazer a sua declaração do MEI.

A declaração do Imposto de renda MEI deve ser feita independente dos valores ganhos pelo microempreendedor individual no ano anterior. Já a  como pessoa física deve ser feita apenas se ultrapassar o valor de R$1903,98 por mês do contribuinte.

Para fazer a declaração é preciso:

Por fim o MEI deve preencher algumas informações de:

  • Ganhos, sem as despesas e;
  • Enviar este relatório para a Receita Federal.

Deixar uma resposta