Parcelamento IRPF 2022

O Parcelamento IRPF 2022 é uma alternativa para as pessoas que precisam pagar este imposto, porém, estão com dificuldades para quitar sua dívida. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que além de conseguir parcelar o seu Imposto de Renda, você consegue solicitar o reparcelamento das parcelas.

Nesse breve artigo você vai entender tudo sobre o Parcelamento IRPF 2022, como fazer o parcelamento, como funciona e muito mais. Vamos lá!

Parcelamento IRPF 2022
Parcelamento IRPF 2022

Como funciona o Parcelamento IRPF 2022?

Atualmente, todos os contribuintes do Imposto de Renda 2022 cuja sua dívida seja maior de R$100,00, já é possível solicitar o parcelamento.

Entretanto, é importante ficar atento na forma como o parcelamento funciona. Até porque, embora parcelar seja uma ótima opção para quem está endividado, dependendo do número de parcelas, essa opção pode se tornar um grande erro.

Em suma, isso acontece, pois, de modo geral, as parcelas do Parcelamento IRPF 2022 não são fixas. Ou seja, no primeiro mês você paga o valor padrão, no segundo mês parcelado você paga o valor auferido mais 1% da taxa Selic (Taxa Básica de Juros da Economia).

Leia mais sobre a Receita Federal:

Porém, no terceiro mês você não paga apenas 1% da Selic, mas sim, 1% da Selic mais a Selic do mês correspondente. Em outras palavras, no final das contas, talvez o parcelamento não seja tão benéfico para quem deseja solicitá-lo.

Diferença entre o pagamento a Vista e Parcelado

Como citado anteriormente, a grande diferença entre o Imposto de Renda a vista e Parcelado está nos juros adicionais. Ou seja, enquanto a vista você quita a dívida sem a adesão de juros e consequentemente não precisa ficar pensando nas próximas parcelas do Parcelamento IRPF 2022.

No caso do pagamento à prazo, você terá a adesão de 1% mais a Selic do mês correspondente durante todos os meses de pagamento. Dessa forma, se você ficar 8 meses pagando o seu tributo, automaticamente vai estar pagando 7% de juros, mas 7 vezes a Selic dos meses correspondentes.

Todavia, caso você solicite o parcelamento, porém, consiga o dinheiro, é possível efetuar o adiantamento das parcelas. Entretanto, infelizmente você só deixa de pagar a Selic dos meses parcelados, mas a quota de 1% sobre as parcelas ainda vai contar mesmo com o adiantamento.

Continue lendo:

Como pagar o IRPF parcelado

Hoje em dia, a Declaração do Imposto de Renda é o pesadelo da grande maioria dos brasileiros. Até porque, é sempre muito burocrático e complexo de entender todas as regras impostas pelo Governo Federal referente ao imposto de renda e ao Parcelamento IRPF 2022.

A fim de solicitar o parcelamento do Imposto de Renda, é importante ter em mente que o mesmo deve ser feito na declaração IRPF 2022.

Posteriormente, assim que a solicitação for enviada juntamente com o envio da declaração, você só precisa acessar o oficial da receita federal para solicitar o boleto das parcelas correspondentes.

Atualmente, o documento necessário para efetuar o pagamento das parcelas é o DARF que também é emitido no site oficial da Receita Federal, clicando aqui.

Deixar uma resposta