Retificação Imposto de Renda 2022

Retificação Imposto de Renda 2022 – Todos os anos, milhares de pessoas (físicas e jurídicas) precisam declarar o seu imposto de renda, informando todos os seus rendimentos anuais corretamente, pois se não podem correr o risco de “cair na malha fina 2022” e enfrentar problemas com a Receita Federal. No entanto, caso o declarante tenha algum problema ao declarar o imposto e precise corrigir, é possível fazer a retificação do imposto de renda, de forma online e rápida.

Retificação Imposto de Renda 2022
Retificação Imposto de Renda 2022

O processo de retificação pode ser feito de forma sistemática (feita pelo programa IRPF 2022) ou de forma online (através do site). Assim que o declarante identificar alguma informação errada ou incompleta, ele deve entrar no site e corrigir.

Declarar imposto de renda 2022 informações incorretas ou omitir informações pode ser muito grave, e gerar consequências para o declarante, consequências que podem ser evitadas com uma simples retificação online.

Quem precisa retificar?

Precisam retificar o imposto de renda todos os declarantes que:

  • Quem fez a restituição do imposto e cometeu algum erro de digitação dos dados;
  • Quem informou valores diferentes dos arrecadados;
  • Quem omitiu algum rendimento ou outra informação solicitada;
  • Quem omitiu gastos com saúde, como consultas médicas;
  • Quem omitiu que possui algum dependente ou informou que possui mais dependentes do que realmente possui;
  • Quem precisa atualizar alguma das informações declaradas;
  • Quem possui uma renda patrimonial incompatível com a renda declarada.

A retificação é feita utilizando o programa do IRPF 2022.

Retificação – Imposto de Renda 2022

A retificação é feita no site da Receita Federal, de forma online e rápida. Portanto, para a retificação não é necessário se deslocar até uma agência da Receita Federal nem instalar nenhum programa.

O declarante pode retificar quantas vezes precisar, no entanto, várias retificações seguidas podem indicar problemas, e a Receita Federal pode querer averiguar o que está acontecendo.

Como retificar o DIRF 2022

Para retificar o DIRF é necessário acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), e nesse caso é necessário instalar o Programa Gerador da Declaração DIRF 2022 do ano da declaração que deseja retificar (disponível no site: receita.economia.gov.br), selecionar a declaração que deseja retificar, e corrigir o que for necessário.

Retificação Online

Como informamos, todo o processo de retificação é feito de forma online ou sistemática, para facilitar que o declarante possa corrigir informações incorretas e evitar problemas com a Receita Federal 2022. A retificação de forma online possui duas diferenças principais em comparação com a retificação sistemática:

  • A retificação online não envia certificado digital para o declarante após o processo de retificação;
  • A retificação online pode ser feita em declarações com até cinco anos após serem emitidas, mesmo que não tenham sido encontrados problemas após a averiguação por parte da Receita Federal 2022

Como citamos  no início, mesmo que possam ser feitas várias retificações, não é recomendado por especialistas fazer várias retificações seguidas, para não gerar possíveis problemas, por isso é necessário que o declarante preencha com extremo cuidado e atenção.

E é importante lembrar que online ou sistemática, é necessário fazer a retificação ao notar qualquer mínimo problema com as informações declaradas.

Deixar uma resposta