Coleta Web 2022: O que É, Funções, Como Utilizar

Todas as pessoas jurídicas precisam ter um cadastro no CNPJ, sendo que o cadastro da Coleta Web 2022 é obrigatório até mesmo para o produtor rural. Todos aqueles que possuem um CNPJ devem realizar regularmente atualizações cadastrais, que são usadas para manter o CNPJ em situação regular e que são feitas de forma online e gratuita através do Coleta Web.

O que é o Coleta Web

O Coletor Nacional, que também é conhecido como Coleta Web, é um aplicativo desenvolvido pela Receita Federal e que tem uso obrigatório desde 2014. Com ele é possível realizar modificações no CNPJ, como atualizações no cadastro, alterações e até mesmo baixa

O aplicativo é usado para cadastrar informações sobre o CNPJ, de forma simplificada, auxiliando o empreendedor a deixar sua situação cadastral devidamente regularizada. Na página da Receita Federal é possível fazer o download do aplicativo e também consultar as informações sobre como utilizá-lo da melhor forma possível.

✅ Saiba mais sobre aplicações da Receita Federal:

Principais funções

O aplicativo possui diversas funcionalidades que auxiliam o empreendedor, como por exemplo:

  • Realizar a inscrição de uma empresa no CNPJ, que é obrigatório até mesmo para produtores rurais;
  • Realizar a atualização de dados de uma empresa no CNPJ;
  • Acompanhar o processamento das licenças solicitadas ou obtidas pela empresa;
  • Manter a situação da empresa regularizada;
  • Realizar a baixa do CNPJ de uma empresa quando esta decreta falência ou encerra as suas atividades.

Como utilizar o Coleta Web

O primeiro passo para utilizar o Coleta Web é acessar a plataforma. Embora o Coleta Nacional tenha sido desenvolvido pela Receita Federal, a partir do ano de 2018, o acesso ao programa passou a ser feito através da Redesim.

O acesso ao Coleta Web é feito da seguinte forma:

  • O empreendedor deve acessar o site da Redesim, disponível em: http://antigo.redesim.gov.br/;
  • Selecione a opção “Já tenho pessoa jurídica” caso já possua um CNPJ ou “Abrir uma pessoa jurídica” caso ainda não possua CNPJ;
  • Se já possuir um CNPJ, poderá escolher qual o serviço que deseja realizar, como por exemplo a alteração de algum dado da empresa, como endereço.

Na página de cada serviço há também um passo a passo simplificado daquele serviço, que contém o objetivo principal e como realizar aquele serviço, como por exemplo a alteração de dados cadastrais.

Consulta Coleta Web

Os serviços disponibilizados pelo Coleta Web são muito importantes, mas o sistema os disponibiliza de forma prática. É possível consultar no Coleta Web quais os serviços disponíveis, como solicitá-los e também consultar as informações atuais da empresa. Tudo isso na página de serviços do Coleta Web.

✅ Confira também:

CNPJ Coleta Web

O Coleta Web é muito importante para o CNPJ de uma empresa. O CNPJ de uma empresa deve manter os dados constantemente atualizados e sempre corretos, para evitar que o empreendedor enfrente problemas com a Receita Federal.

Com o Coleta Web o CNPJ pode ser criado, atualizado e até mesmo encerrado, o que é muito importante em caso de encerramento da empresa. Além disso, com o auxílio do Coleta Web é possível consultar informações sobre o CNPJ.

Deixar uma resposta