ITR 2022: O que É, Certidão, CND ITR, Emissão ETC

O ITR 2022, ou também conhecido como Imposto sobre Propriedade Rural, é um tributo diretamente para propriedades rurais. Dessa forma, é responsabilidade do dono da terra ou responsável efetuar o pagamento desse tributo.

Entretanto, o Brasil é um país extremamente burocrático e consequentemente, emitir o ITR 2022 muitas vezes se torna uma tarefa complexa. Portanto, nesse breve artigo você vai conhecer tudo sobre o ITR, além de aprender a fazer a solicitação do mesmo.

ITR 2022
ITR 2022

O que é ITR 2022?

O ITR nada mais é que o Imposto sobre as propriedades rurais espalhadas pelo Brasil.

Ou seja, independente do estado, se a proprietária é caracterizada como rural – agrícola, pecuária, agroindustrial ou extrativista – é importante emitir a certidão ITR que comprova a regularidade fiscal do local.

Lembre-se, isso deve ser feito independente se o proprietário é uma pessoa física (PF) ou jurídica (PJ).

Certidão ITR

Como citado anteriormente, o ITR é o Imposto referente às propriedades rurais. Entretanto, todo proprietário de terras que se enquadra como “rural” deve ter em mãos a certidão do Imposto de Território Rural (ITR).

Até porque, é com base nessa certidão que o proprietário poderá comprovar a regularidade das suas terras. Hoje em dia, a Certidão ITR ou também conhecida como CND ITR 2022, é uma forma de comprovar que um imóvel rural cumpriu com todas as suas obrigações fiscais de nível federal.

Confira também como funciona:

CND ITR

O que é CND ITR? Como o nome já diz, a Certidão Negativa de Débitos (CND) nada mais é que uma documentação que comprova que uma empresa e/ou propriedade não possui débitos, ou tributos a serem pagos.

Ou seja, no caso do Imposto sobre o Território Rural, por exemplo, o CND ITR nada mais é que o documento que comprova que a sua propriedade rural não possui débitos, portanto, não tem nenhuma obrigação fiscal em haver.

Principalmente se o CND ITR for de pessoa jurídica (PJ) e consequentemente se caracteriza como uma empresa, é de suma importância ficar atento ao CND, pois, caso vença, é possível que ocorra algumas complicações e burocracias que podem afetar diretamente a empresa, principalmente financeiramente.

Leia mais:

Emissão ITR

Embora o ITR seja de suma importância para não ficar em débito com o seu país, a sua emissão sempre foi complexa. Entretanto, atualmente, a emissão do ITR pode ser feita 100% pela internet diretamente no site da Receita Federal.

Para emitir o seu ITR agora mesmo, basta seguir o passo a passo completo abaixo.

  • Passo 1: Acesse o site da Receita Federal ou clique aqui e seja redirecionado diretamente a página “Emitir Certidão de Regularidade Fiscal – Imóvel Rural”;
  • Passo 2: Ao acessar o site, clique em “Atendimento pela Internet”;
  • Passo 3: Nesse momento, basta informar o seu NIRF, digitar os caracteres ao lado e clicar em “Consultar”.

Pronto, você além de verificar todos os dados, também é possível solicitar a emissão dos mesmos.

Receita Federal ITR

A fim de acessar o site da Receita Federal e emitir o ITR, é preciso ter o NIRF em mãos. Mas o que é o NIRF?

Em resumo, nada mais é que o número que identifica o Imóvel na Receita Federal.

Deixar uma resposta